Dicas para Evitar as Estrias Durante a Gravidez

Conheça as nossas Dicas para evitar as estrias durante a gravidez.

Como sabemos, as estrias são um problema bastante temido por muitas mulheres grávidas, pois segundo algumas pesquisas, este problema tende a afectar mais de 90% das mulheres grávidas. No entanto isto não quer dizer que este problema afecte unicamente mulheres grávidas, pois este pode surgir em qualquer idade ou em qualquer fase da vida de muitas mulheres, simplesmente as grávidas encontram-se mais vulneráveis ao seu aparecimento.

Tendo em conta que este problema não interfere negativamente para com a saúde da futura mamã ou do bebé, este poderia até ser um problema com que as mulheres lidassem com alguma facilidade. No entanto é bem ao contrário, pois são poucas as gravidas que conseguem lidar com este problema de forma tranquila e serena.

Pois não fossem as estrias caracterizadas como cicatrizes definitivas dependendo do seu estado. Essencialmente as estrias podem apresentar uma tonalidade esbranquiçada ou avermelhada, sendo que as avermelhadas consideradas como estrias que se encontram numa fase inicial, podendo assim ser tratadas e eliminadas eficazmente.

Por sua vez, as esbranquiçadas são estrias que se encontram totalmente formadas, logo deve ter a consciência que este tipo de estria nunca poderá ser eliminado na sua totalidade. No entanto hoje em dia já existe uma grande diversidade de tratamentos que permitem eliminar este tipo de estria quase em toda a sua totalidade, uma vez que estes apresentam eficácia de 80 a 90%. Porém volto a referir, que se tiver estrias esbranquiçadas deve estar sempre mentalizada que nunca as conseguirá eliminar em toda a sua totalidade.

Causas do aparecimento de estrias

Como sabemos, existem inúmeras causas que poderão estar directamente relacionadas com o aparecimento de estrias durante a gravidez, sendo a alteração inconstante de peso uma das suas principais causas. Contudo a prática de uma má alimentação, os factores hereditários, a utilização de corticóides e as alterações hormonais constantes também poderão ser outros dos factores associados ao seu aparecimento. No entanto deve-se salientar que este problema poderá não afectar todas as grávidas.

Deste modo, e tendo em consideração que as estrias são um problema que não tem um tratamento 100% eficaz e que na sua grande maioria podem-se vir a tornar em cicatrizes definitivas, se não quer que este problema venha a fazer parte da sua vida, o melhor mesmo será tomar algumas precauções de forma a prevenir o seu aparecimento.

Deste modo, e tendo em conta as necessidades de muitas mulheres, queremos dar-lhe a conhecer algumas dicas bastante eficazes no que toca ao combate ao aparecimento de estrias durante a gravidez.

1 Evite engordar de forma muito repentina, ou seja evite o efeito iô-iô;

Durante a gravidez a pele precisa de tempo para esticar livremente, logo se engordar muito rapidamente ela não terá o tempo que necessita para se adaptar às alterações do seu corpo e o aparecimento de estrias será inevitável.
Por isso se quer que o seu peso aumente de acordo com o seu estado de gravidez, opte por incutir boas práticas alimentares no seu dia-a-dia e faça várias refeições ao dia, nunca devendo estar mais de 3 horas sem comer alguma coisa.

2 Use roupas mais largas, deixe de lado toda a roupa justa;

Opte por utilizar no seu dia-a-dia roupas mais leves e largas, pois o uso de roupas apertadas é também bastante determinante no que toca ao aparecimento de estrias, bem como da celulite. Isto porque o uso de roupas muito apertadas promove a diminuição da circulação sanguínea.

3 Aplique diariamente cremes hidratantes;

A falta de elasticidade da pele é outro dos principais responsáveis pelo aparecimento de estrias. Deste modo, a hidratação da pele e a realização de massagens poderá ser determinante. Deste modo procure aplicar cremes hidratantes essencialmente sobre a zona da barriga e dos seios. Veja isso como algo imprescindível, pois só assim conseguirá dar à sua pele tudo o que ela necessita para que tenha uma elasticidade plena, prevenindo assim o aparecimento de estrias.

4 Durante toda a gravidez procure usar sempre um sutiã cujo tamanho seja indicado para o tamanho dos seus seios;

Como sabemos, ao longo de toda a fase de gestação os seios vão aumentando de tamanho, logo se quer prevenir o aparecimento de estrias é muito importante que ao longo de toda a sua fase gestativa tenha o cuidado de usar sutiãs adequados ao tamanho dos seus seios, de forma a que estes apoiem correctamente os seios não os apertem apertarem. Outro aspecto muito importante, ainda falando dos soutiens, caso os seus seios sejam muito grandes e se quiser prevenir eficazmente o aparecimento de estrias, deverá ter o cuidado de dormir sempre com sitiem, pois caso contrário o aparecimento de estrias será inevitável.

5 Hidrate a zona dos seios, barriga e costas com óleos ricos em vitamina de cariz E;

Mesmo tendo o cuidado de usar cremes hidratantes, por vezes a pele ainda necessita de mais cuidados. Deste modo e para que a sua pele seja hidratada em profundidade a utilização de óleos ricos em vitamina E é imprescindível, e claro quando conjugados com um hidratante os seus resultados serão muito melhores, isto no que diz respeito ao aumento da elasticidade da pele, bem como à prevenção de estrias.

Como tratar as estrias?

Como já pode constatar, as estrias resultantes da gravidez quando tratadas a tempo podem ser eliminadas quase em toda a sua totalidade, isto claro se ao longo de toda a sua gravidez tiver alguns cuidados, como os que foram referidos acima. No entanto se mesmo após a gravidez ainda tiver algumas estrias, poderá sempre recorrer aos maravilhosos tratamentos estáticos, se bem que não existe um tratamento que lhe permita eliminar totalmente as malditas estrias.

Porém grande parte dos tratamentos estéticos promovem eficazmente a diminuição da espessura, tamanho e cor das mesmas. Deste modo, eis alguns dos melhores tratamentos estéticos ao qual poderá recorrer: Subcisão, peeling, tratamento a laser co2 fracionado, carboxiterapia e dermoabrasão. Tendo em conta que estes tratamentos estimulam a renovação celular devido ao aumento da produção de colagénio por parte das células, com estes, as estrias poderão deixar de ser um problema para si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *